Faça uma visita legal

O Hospital de Caridade desenvolve o programa Visita Legal, com o objetivo de divulgar normas e rotinas hospitalares para proporcionar um ambiente hospitalar mais tranquilo, que contribui para a recuperação do paciente, para a diminuição dos riscos de infecção hospitalar e para o aumento da segurança no atendimento.

O trabalho está centrado em nove temas:

Importância do acompanhante/cuidador

O acompanhante/cuidador desempenha importante papel na recuperação do paciente, auxiliando-o em algumas tarefas, acompanhando sua evolução, oferecendo apoio emocional e afetivo. Para garantir que isto ocorra, é fundamental seguir com atenção os esclarecimentos e orientações da equipe médica e de enfermagem. Não é aconselhável que o acompanhante/cuidador seja menor de 18 anos ou com mais de 65 anos.

Circulação de crianças no ambiente hospitalar

Não é aconselhada a circulação de crianças menores de 12 anos no ambiente hospitalar. As defesas do seu organismo ainda estão em processo de formação, podendo contrair doenças com maior facilidade. Caso exista necessidade de visita de criança menor de 12 anos, solicitar autorização.

Silêncio

Ambientes barulhentos causam estresse, alteram a pressão arterial e aumentam os batimentos cardíacos. Estes fatores são prejudiciais ao sucesso do tratamento. Reduza o barulho, fale baixo, não faça visita em grupos, evite aglomerações de pessoas nos corredores e nos quartos. O silêncio contribui para a recuperação do paciente.

Entrada e consumo de alimentos no hospital

É recomendável que não sejam trazidos alimentos ao paciente internado. O Hospital dispõe de serviço de nutrição e dietética encarregado de elaborar e fornecer as dietas de acordo com a indicação médica, a fim de não prejudicar o tratamento do paciente, preservar a higiene, evitar infecções e a proliferação de insetos. Também, evite comer nos corredores, tomar chimarrão e levar alimentos da lanchonete para o quarto.

Higienização das mãos

Lave as mãos antes e depois do contato com o paciente. Essa é a medida mais simples e eficaz para evitar a transmissão de infecções, pois as mãos podem conter micro-organismos responsáveis por diversas doenças. O hospital dispõe de álcool gel nas áreas comuns e nos quartos, devendo ser usado para a higienização das mãos, sempre que necessário.

Fumo

Não é permitido fumar nos quartos, corredores, demais ambientes e próximo às janelas, na parte externa do Hospital. O fumo é prejudicial a todos, além de ser proibido por Lei.

Infecção hospitalar

Evite sentar no leito do paciente. Caso o quarto possua mais de um leito, também não sentar na cama ao lado. Evite visitar pacientes se estiver com alguma infecção, como gripe, outras doenças respiratórias ou de pele. Lavar as mãos ou higienizar com álcool gel antes e depois de estar com o paciente.

Cuidados com o lixo

Não jogue lixo no chão ou em locais inapropriados. Utilize uma das lixeiras disponíveis nas áreas internas e externas do Hospital. Você estará colaborando com a diminuição do risco de infecção hospitalar, se protegendo e protegendo a todos que convivem neste ambiente.

Horários de Visitas

As pessoas que estão em processo de recuperação necessitam de repouso, sendo importante respeitar o horário de visitas e o número de visitantes permitido. O excesso de visitas pode também interferir nos procedimentos médicos e de enfermagem. Se o paciente mostrar sinais de cansaço, não prolongue a visita. Mantenha sua identificação de visitante sempre visível. Evite trazer objetos de valor ao hospital ou circular em áreas desnecessárias.